Você sabe o que é inbound marketing ou por que a sua empresa provavelmente está perdendo dinheiro se ainda não investe nele?
Se a resposta foi negativa, não se preocupe: nós, da Inside Digital, estamos aqui para aprofundar um pouco o tema com você.
Fique com a gente e, ao final, garantimos que você aprenderá tudo sobre o chamado “novo marketing”. Vamos lá!
O que é inbound marketing?
Se você tem um negócio, é provável que já tenha ouvido falar sobre o inbound marketing (ou “marketing de atração”).
Na verdade, não tem nada de novo: assim como acontece com qualquer formato de marketing, o inbound tenta atrair para a sua empresa a atenção de potenciais clientes…
Mas aqui está o “pulo do gato”: ao invés de utilizar uma propaganda na TV ou um panfleto falando sobre o seu produto, o inbound marketing utiliza conteúdo de qualidade para hipnotizar o usuário. Ou você achou que essa quantidade imensa de artigos e vídeos gratuitos estivessem surgindo por coincidência na internet?
Como funciona o inbound marketing?
O surgimento do inbound marketing é anterior à internet, porém, ele certamente foi intensificado com a chegada da rede mundial de computadores.
Hoje em dia, uma empresa localizada em praticamente qualquer lugar do mundo pode, em algumas horas, criar o seu blog e atrair milhares de visitas diárias. Alguns exemplos práticos:
- Uma loja de suplementos alimentares pode criar um blog dando dicas sobre como aumentar o ganho de massa muscular, como fazer dieta da forma correta, como treinar mais forte etc.
- Uma loja de livros pode dar dicas de boas leituras, de como ler mais rápido, de como escrever seu próprio livro etc.
- Uma garagem de automóveis pode falar sobre os melhores modelos de seminovos, quais os melhores financiamentos do mercado, dar dicas para quem quer comprar um carro 0 km etc.
Agora você pode estar se perguntando: “ok, mas como a minha empresa lucra com isso?”.
Para responder, precisaremos recorrer às etapas básicas da estratégia de inbound marketing:
É por conta dessa simples lógica que o inbound marketing dá certo. Se você abre mão dele, certamente está deixando dinheiro na mesa.
Você ATRAI desconhecidos através de um blog ou canal do Youtube, CONVERTE em leads através do oferecimento de materiais ricos (como e-books grátis em troca do e-mail), VENDE através da nutrição do funil e ENCANTA através do relacionamento posterior.
O mercado simplesmente já não tem mais espaço para empresas que não se preocupam em gerar conteúdo de valor. Se nas redes sociais do seu negócio só existem posts sobre os seus produtos e a sua empresa, é bem provável que o engajamento dos usuários seja baixíssimo.
Você já se perguntou por quê?
Porque você está muito preocupado e falar de si mesmo, quando deveria estar falando sobre o seu cliente e os problemas dele. Em seu livro “Nocaute”, Gary Vaynerchuk, um grande expoente do marketing digital, escreve:
“O segredo para um marketing de sucesso é ter em mente que, apesar de o foco ser sua marca ou empresa, a vida de seu cliente não gira em torno disso. Como acontece em qualquer primeiro encontro amoroso, um segundo encontro depende de você fazer o que puder para se inteirar dos interesses da pessoa e conduzir a conversa nessa direção. No fim das contas, marketing e namoro não são tão diferentes assim”.
Uma dica poderosa para ter sucesso no inbound marketing
Não, agora falando sério: para ter sucesso com o marketing de conteúdo (como também é conhecido o inbound marketing), a principal sacada é saber tudo sobre o seu público-alvo.
É claro que existem diversas outras dicas que poderíamos dar aqui — falaremos sobre elas em uma próxima oportunidade —, mas conhecer de perto a sua persona é importantíssimo.
Não importa se o seu conteúdo é curto ou longo, se será feito em texto ou em vídeo, publicado em blog ou nas redes sociais: você precisa produzi-lo pensando sempre com a cabeça da persona. Ao fazer isso, você tem meio caminho andado!
Se precisar de ajuda, contate a nossa agência para fazer um orçamento. Somos especialistas em inbound marketing e estamos prontos para ajudar o seu negócio a decolar. Vamos juntos?